terça-feira, 31 de março de 2009

Aventuras de consumidor

14:00
Início da saga, contactando o telefone indicado na página de internet da empresa para lidar com "Informações Comerciais"

14:02
Uma operadora de voz agradável e de sua graça Sofia, atende o telefone. Após consulta a dados de acordo com as minha indicações, informa ser necessário transferir a chamada para o Departamento Comercial. Ao fim de um minuto de espera, uma "voz automática" diz que está muita gente a tentar ligar para aquele número pelo que, infelizmente (e com outros adjectivos e advérbios para conseguir manter a "lenga-lenga" por mais uns segundos), a chamada vai ser desligada assim que a voz se cale.
(Já agora: na gíria, isto é conhecido como "conversa de chulo".)

14:06
2.ª chamada, que vai calhar a um trauliteiro que tem o condão de não fazer perder tempo com nome: diz que vai passar a chamada para a "Linha de Apoio ao Cliente", e... pi-pi-pi-pi-pi... numa empresa no ramo das comunicações, faz pensar até que ponto estas serão fiáveis, quando dentro da própria empresa resultam em tragicomédias destas. Enfim...

14:08
3.ª chamada para as "Informações Comerciais", onde certa Mónica de voz insegura me comunica ser necessário ligar, eu mesmo, para um número que me vai indicar. Procura garantir que é mesmo necessária a minha ligação a esse número, colocando algumas questões pertinentes, e acaba por dizer "lamentavelmente, terá mesmo de ligar para o número que lhe indiquei, seguido da opção 1". Lamentavelmente, penso eu, não comecei por encontrar esta operadora na lotaria do atendimento a clientes - voz insegura, mas boa profissional.

14:10
Ligo o número, selecciono a opção 1, e quase de seguida começo a conversar com Patrícia, voz ainda mais insegura que a de Mónica, e que quase se pressente pedir desculpa de joelhos por me ter de fazer aguardar um pouco enquanto verifica a minha conta de cliente. Como disse isso às 14:11, e regressou às 14:16, deu-me tempo para pensar em como a insegurança na voz e o profissionalismo parecem andar de mãos dadas em certas savanas... e pude continuar com esses devaneios porque houve mais uma questão sobre a possibilidade de aguardar ao telefone, pois "trata-se de um processo um bocadinho demorado". Se houvesse tempo para dialogar, gostava de poder dizer à Patrícia que, mais do que compreender, aceito que isso seja assim, pois sei como é fácil dar início a contratos com quem possa abusar de posição dominante mas... a senhora certamente tem mais que fazer do que me aturar. Neste caso, tem de tratar do meu pedido de alteração. ...e regressa com o discurso um bocadinho atabalhoado, sobre a necessidade de aguardar 72 horas até que o processo seja concluído pelo que é possível eu ter de pagar uma coisa que não vou usar pelo espaço de 48 horas (correspondente aos dias 1 e 2 de Abril), mesmo pagando na íntegra a opção seleccionada para substituir a que se encontrava antes. Apetecia dizer que, caso eu tenha de refilar, é com quem trata da facturação, e não com ela - o seu trabalho está (aparentemente) feito, e fico satisfeito com isso.

14:22
...e agora, esperar pela próxima factura. Se me tivessem dito que iam haver alterações ao serviço fornecido (para melhor) mantendo o preço (com actualização de cêntimos a partir de 1 de Abril), COM ANTECEDÊNCIA (isso de pensar pela cabeça dos outros é coisa mesmo de empresas de 3.º Mundo, mas o que é certo é que se continuam "a safar"...) & perguntado o que eu queria fazer (pagar mais uns cêntimos para ter mais uns canais que até me interessavam, ou pagar menos uns euros para ficar exactamente com a grelha que sempre tive), eu escusava de ter ficado na dúvida entre "acaba-se com isto?" ou "mete-se no tarifário mais rasca, que mesmo assim só não têm o AXN e a Sic Radical nos canais...?".
.

3 comentários:

  1. deixam-nos histéricos. a mim há uns anos quase me deu uma coisinha má a falar para a NetCabo...e não vejo solução à vista.

    ResponderEliminar
  2. já fui operador de call-center (tive de ser, para conhecer MESMO aquele mundo, e como é duro para os miúdos que precisam de trabalhar nele para pagar a faculdade...), e sei que, muitas vezes, não há possibilidades técnicas de, sequer, registar uma reclamação... muito menos, proporcionar soluções... se precisar, conheço algumas pessoas em mediação de conflitos de consumo que a podem ajudar, ou encaminhar.


    este blog é outro... aqui, falta-me a voz arrastada e gutural de trolha de alcântara, porque serva para colocar assuntos mais triviais. enfim...

    ResponderEliminar